Ana Ramalho, Professora Da Faculdade Damas
Pinus elliottii é uma espécie de pinheiro, composta de duas variedades distintas: Pinus elliottii var. Pinus elliottii var. densa, originária do Novo Universo. Faz parte do grupo de espécies de pinheiros com área de distribuição no Canadá e Estados unidos da América (com excepção das áreas adjacentes à divisa com o México). Existem várias áreas de reflorestamento com este tipo de Pinus pela América do Sul, essencialmente no estado de São Paulo e na localidade sul do Brasil.
Nomes populares: pinus, pinheiro, pinheiro-americano. Situação no Brasil: introduzidas com superior situação na região sul e sudeste do povo, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Amplo do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e, do Mato Grosso do Sul. As outras espécies cultivadas, nas várias regiões do Brasil, são: Pinus sp., Pinus taeda, Pinus caribaea, Pinus oocarpa, Pinus tecunumanii, Pinus maximinoi e Pinus patula. Nos dias de hoje, as espécies do gênero Pinus e as do gênero Eucalyptus são as mais utilizadas pra reflorestamento comercial (silvicultura) no Brasil. Árvore de rapidamente desenvolvimento, porém não muito prolongado em ligação ao modelo dos pinus silvestres (em torno de duzentos anos), prefere clima e solo úmidos.
Se distingui do Pinus taeda por ser superior, com folhas mais arredondadas e pinhas maiores; e do Pinus palustris por ser mais curto, ter agulhas mais finas e pinhas mais curtas. Caule reto, cilíndrico, com diâmetro entre 0,60m e 0,80m. Com casca sulcada e acinzentada em indivíduos adolescentes e marrom-avermelhada em indivíduos adultos, com placas escamadas. Folha pontuda, denominada como acícula, muito fina, formato de agulha, resistente e firme, de coloração verde-brilhante e com a margem finamente serrilhada, comprimento entre dezoito cm e 24 cm, ramos em grupos de 2 ou três. Geralmente florescem na primavera, produzindo flores masculinas e femininas. O órgão reprodutivo masculino se chama estróbilo masculino e está disposto perto às brotações.
O órgão reprodutivo feminino, mais chamado de pinha, se descobre normalmente em grupos de 2 a quatro unidades. Demora cerca de 2 anos pra amadurecer, quando as escamas se entreabrem, pondo em liberdade as sementes pra serem disseminadas sobre o assunto cinquenta metros da árvore mãe, apenas pela ação do vento. Fruto de formato cônico, bem como conhecido como pinha ou pinhão, de coloração castanha-escura, Leia o Artigo Completo . últimas notícias pesa em média 46,6 g, com dimensões de 12,cinco cm x 4,5 cm, com uma elaboração média de dez gramas de sementes. Características sensoriais: cerne e alburno indistintos na cor, branco-amarelado, brilho moderado, cheiro e adoro distintos e inconfundíveis (resina), grã direita; textura fina; densidade baixa, macia ao corte.
- Analisar estudo mensal de preço de mercado
- 2 Século XIX
- 8: Planejamento Urbano integrado no Nordeste – Case LEED ND Reserva Camará
- 12 Guerras Carlistas
- Capital (mínimo 75.000 Dólares/máximo 100.000 Dólares)
- Consumo sustentável
Parênquima axial: invisível, mesmo perante lente. Raios: perceptíveis apenas perante lente no topo e na face tangencial é invisível mesmo perante lente. Camadas de crescimento: distintas; transição brusca entre o lenho inicial e o tardio. Canais de resina: presentes, visíveis sob lente; em persistência axial e radial. Revisão Completa : é uma madeira acessível de ser trabalhada.
É simples de desdobrar, aplainar, desenroscar, lixar, tornear, furar, firmar, colar e permite excelente acabamento. Secagem: muito fácil de secar. Durabilidade natural: fornece baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, por exemplo: fungos emboloradores, manchadores e apodrecedores; cupins; brocas de madeira e perfuradores marinhos. Tratabilidade: é descomplicado de cuidar. Arborização Urbana: praças,parques e quintais.
Arborização Decorativa: Pequenas árvores podadas, miniaturas ornamentais em vasos, bonsai. simplesmente clique na seguinte página de internet : ripas, partes secundárias de estruturas. Leve interna, utilidade geral: cordões, guarnições, rodapés, forros e lambris. Emprego temporário: pontaletes, andaimes, maneiras para concreto. Utilidade geral: móveis e partes internas de móveis. Por ter fibras longas é bastante utilizado na realização de celulose para fabricação de embalagens.
Compensados, laminados, cabos para vassouras, palitos de fósforos, brinquedos, instrumentos torneados, paletes, bobinas, carretéis. Por se tratar de uma árvore que fornece poucas exigências em solos de baixa fertilidade ou degradados, e que tem ligeiro avanço e alta tolerância ao gelado, existem imensos conteúdos de informações pra diversos programas de plantio.
No que se expõe à obtenção de sementes, das diferentes espécies do gênero pinus, os cones (frutos) são escolhidos ainda no momento em que em modo de maturação bastante adiantado. Depois de colhidas, são colocadas em peneiras expostas ao sol pra liberação das sementes, levando de três a dez dias, conforme as condições climáticas. Em galpões especiais, os cones são armazenados até a completa maturação, onde se abrem, deixando despencar as sementes. As sementes necessitam ser secas e guardadas em recipientes fechados à temperatura de 5°C. Como as sementes são aladas, o maior inconveniente para a semeadura são as asas, devendo então, serem desaladas antes.