Dicas De Decoração Moderna Pra Tua Casa

Você podes achar que pra retirar boas notas no Enem basta aprender. Sim, isso é primordial, contudo também é muito respeitável notar bem a prova e, principalmente, as competências que ela necessita de do estudante. Sabe aquela história de comparecer para a luta conhecendo bem o adversário? A única diferença é que você não necessita observar o exame como seu oponente, no entanto sim como uma chave pro teu futuro.

Será com a assistência dele que você abrirá diversas portas na sua vida. Entendê-lo irá tornar a sua jornada de estudos muito mais proveitosa. Abaixo, selecionamos dez dúvidas que quase sempre deixam perguntas. Para respondê-las, conversamos com um representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável por preparar e aplicar o Enem, e também dois outros especialistas na especialidade de educação.

1. Quando a prova é finalizada e enviada para a gráfica? Uma das grandes preocupações para o Enem é o estudo das atualidades e diversos costumam perguntar até que mês eles precisam permanecer ligados nas notícias. No Enem, o estudo de atualidades é preciso para o aluno ter discernimento das conversas em debate pela comunidade e não para ele responder diretamente a perguntas. Todos os eixos cognitivos que norteiam a elaboração das provas buscam avaliar de como o estudante se relaciona com o universo e com a tua realidade (veja quadro).

“Quando solicitamos a geração dos itens às universidades federais, pesquisamos dúvidas que abordem tópicos de extenso importância nacional e não exatamente perguntas com temas novas. A única prova que levamos em conta as atualidades e que começamos a trabalhar entre uma aplicação e outra do Enem é a de redação”, conta Eduardo Carvalho Souza, coordenador geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep. 2. Vale a pena chutar o que você não sabe? Quando você não domina de jeito nenhum uma pergunta, vale a pena chutar.

Há um tempo foi espalhado o mito de que chutar poderia ser perigoso. Isso ocorreu em 2009, depois do Enem passar a utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) pra ceder as notas da prova. As pessoas não conheciam muito bem esse mecanismo de avaliação e deu-se aí a confusão.

É preciso compreender que a TRI avalia a coerência pedagógica das respostas. O que isso significa? Se alguém acerta uma dúvida penoso, é natural que ela também acerte as fáceis e médias (ou seja, é conexo). Mas, se ela erra diversas questões básicas e acerta muitas difíceis, a chance de ter sido no chute é superior e isso é penalizado pelo sistema.

“É incomum um estudante acertar as dúvidas mais complicados e não as fáceis. Isso significa que tem um defeito pela apoio do entendimento dele”, diz Eduardo. Mas, ainda desse modo, a nota do chute correto é a todo o momento superior do que somente deixar o gabarito para a resposta em branco. Se o aluno deixar em branco é defeito. Se chutar, poderá acertar. Tudo bem que a pessoa pode obter poucos pontos, mas vai ganhar.

  • Alguém vê seu anúncio pela internet e compra o item
  • 5- Cozinha da Rafaela do Organize Sem Frescuras
  • Outras opções
  • Cactinea 500MG sessenta CÁPSULA

Chutou e acertou sempre ganha. Se a coerência é pequeno, ganha poucos pontos. Se a coerência for maior, ganha muitos”, analisa o diretor de ensino do Colégio Bernoulli, Rommel Fernandes Domingos. Para ter mais oportunidades de acertar, Fred Vilela aconselha a fazer um chute “consciente”. “Mesmo que você não saiba a resposta da pergunta, tente a toda a hora apagar algumas escolhas pela lógica.

Uma dica é tentar evitar termos absolutos. Alternativas com expressões como ‘sempre’, ‘nunca’, ou alguma outra forma que generaliza demasiado uma circunstância, precisam chamar a atenção do estudante já que há chances de estarem erradas”, orienta. Devido a da TRI, citada na pergunta anterior. Duas pessoas com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes devido à coerência pedagógica de cada prova. Tendo como exemplo, numa delas, o estudante podes ter errado algumas dúvidas consideradas fáceis na TRI e acertado novas complicados pelo chute. Essas questões certas vão ter um peso pequeno do que a de um estudante que acertou mais questões fáceis e médias.