Thaís Nicoleti: Ela “se Maquia” Ou Ela “se Maqueia”?

A cada ano surgem milhares de organizações no mundo que podem ser classificadas em dois tipos: as que nascem só para desenvolver-se e aquelas que têm vocação para se consolidar no mercado. Mas, como se manter viva como o passar dos anos? Pioneirismo e inovação são palavras-chaves que podem garantir uma trajetória de sucesso. Em 1949, isto é, 70 anos atrás, quando o Brasil começava a se industrializar nascia pela cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, o Grupo Mueller.

— Foi por isso que, em 1951, o sr. Walter teve a ideia de criar a Pioneira, a primeira máquina de lavar roupas produzida no Brasil. Assim, da combinação de duas inspirações, surgiu uma inovação que tornou-se um marco na história da Mueller — conta o presidente do Grupo Mueller, Marcio Gonçalves.

Nascida de um barril de madeira agregado a um motor elétrico e novas engrenagens a máquina começou a chamar a atenção das pessoas e a antiga ferraria começou a se transformar numa pequena fábrica. Até o ano de 1978, a Mueller foi produtora de somente um tipo de produto, a Pioneira.

O presidente lembra que por este mesmo ano, foi lançada uma versão da mesma máquina, só que em fibra de vidro, que ainda é produzida na corporação, só que sem demora em plástico. Em 2019, o objeto adquiriu uma edição limitada da Linha Retrô Mueller. Com o ir dos anos, vieram outros produtos como os tanquinhos, centrífuga, secadora de roupas, fornos elétricos, fogões, cooktops e também lavadoras automáticas.

A partir de 2005, a organização ingressou no mercado de motores elétricos, produzindo motores monofásicos e trifásicos de até 15 cavalos de potência e cabos e chicotes elétricos. Atualmente o Grupo conta com 1,5 1 mil colaboradores e é dividido em unidades de negócio: Mueller Fogões, Mueller Eletrodomésticos, Hércules Motores Elétricos, Thor Condutores Elétricos e a Mueller Participações, que é a holding que administra tudo. Controlada por herdeiros de Walter Mueller e de Rolando Mueller, irmão e sócio de Walter, a gestão da empresa é 100% profissionalizada e não conta com a atuação de familiares.

  • Gravador de DVD RW
  • As pessoas parecem adorar seus artigos. Mas isso não está se traduzindo em acrescentamento de receita
  • Vc no profissão repórter
  • Como faço para atualizar o Google Chrome
  • Prazo de regresso: Doze a 36 meses
  • 2 – Download de Mais de 150 itens conforme listados abaixo
  • Logo após, aplique sobre as pontas do cabelo

Em geral, ser empreendedor no Brasil é uma atividade de alto risco que necessita de muito esforço dos acionistas e de toda a equipe que toca o negócio. Pro presidente, numa cidade pequena como Timbó, podes-se agregar a responsabilidade social que a corporação acaba assumindo por ser geradora de renda para os habitantes e também pro município, pelo recolhimento de impostos.

Em setenta anos de organização, os mais diferentes desafios neste instante foram enfrentados. Mas, de acordo com o presidente, todos, desde o início foram contornados com o cuidado com as pessoas, com transparência e com a vontade de acertar e fazer com que a empresa saísse mais potente daquelas situações. — Não é sempre que acertamos, porém a maneira como a organização tenta resolver problemas sempre leva em consideração seus valores, que são a base para as decisões — explica.

Como é possível manter viva a inovação e o pioneirismo? Segundo o presidente, a inovação e o pioneirismo andam de mãos dadas e, no caso da Mueller, são uma das bases pra receita de sucesso. — Entender o quanto isso é considerável e o quanto faz os negócios crescerem vem sendo a motivação pra incentivar a toda a hora a continuação do desenvolvimento do novo, do pioneiro, das soluções capazes de diferenciar nossos produtos — destaca. E pra esta finalidade são realizadas pesquisas, estudos de mercado e conversas com lojistas e freguêses finais, afim de identificar sugestões que possam agregar em inovação, tecnologia, experiência e conforto para as pessoas que usa os produtos.

— Em 2018, o nosso catálogo foi incrementado com 20 produtos novos, entre fogões com mesa de vidro, lavadoras semiautomáticas e fornos elétricos. E, em 2019, não será contrário. A organização dá mais de cem diferentes produtos no catálogo, entre lavadoras automáticas e semiautomáticas, fogões, centrífugas, secadoras de roupas, cooktops e fornos elétricos.